Convívio “Dia Internacional da Mulher”

Dia da Mulher com toque japonês.

Este ano a Festa dedicada ao Dia da Mulher, que se organiza anualmente pela Associação os Parceiros da Amizade, teve um toque japonês. O convívio multi-cultural decorreu no sábado 9 de março nas instalações da Junta Freguesia da Vera Cruz com a envolvência de diferentes comunidades radicadas em Aveiro.

Todos os anos nestes convívios procuramos escolher algo de diferente do que já foi feito e sempre ligamos às festas alguma cultura do mundo.

Este ano optou-se pela cultura japonesa por várias razões: Japão tem na sua cultura a tradição mais antiga no mundo de celebrar o “Dia da Mulher” em todo o mês de Março, e tem duas festas durante este mês que são Momo-no Siekku que é dedicada as mulheres e Hina Mazury que é dedicada as meninas. E também tem a sua própria maneira de decoração do espaço e da mesa nesses dias. Assim levámos para apresentação na festa o Workshop de comida Japonesa, apresentado por “Natáliaka-san” e “Nadiaka-san” com degustação no final, apresentações de Dobragem de Guardanapos pela Maria do Céu Sardinha e de Arranjos de Bonsai pelo Sr. Afonso Sousa da Academia do Bonsai. O convívio continuou com a mesa partilhada com diversos pratos e experiência de utilizar pauzinhos (hashis) na comida japonesa. Durante o evento decorreu demonstração de imagens sobre os trabalhos e convívios passados que foram organizados pela Associação os Parceiros da Amizade.