Piquenique em Movimento: Tomar e Batalha

O nosso Piquenique em Movimento na primavera decorreu no dia 29 de maio de 2022. Como é habitual fomos visitar sítios emblemáticos e históricos de Portugal. De manhã neste dia, último domingo de maio, saímos de Aveiro em direção à Figueira da Foz num autocarro cedido pela Camara Municipal de Aveiro. Fizemos uma curta paragem na Figueira da Foz na zona de Torre de Relógio para uma pausa de café e para apreciar o local com umas paisagens marítimas na beira da cidade. Retomámos a viagem para o destino a cidade Tomar e chegamos à entrada do famoso Convento de Cristo. No convento a guia Sandra já estava à nossa espera e o nosso grupo “mergulhou” no conto histórico sobre o Convento e a história da Ordem Templária com muito pormenor e demonstrações dentro do convento e da igreja. Após o passeio pelo labirinto verídico e cheios de novos saberes sobre o monumento, realizámos o nosso Piquenique no Parque de Merendas da Mata Nacional dos Sete Montes. Este grande parque situado no centro de Tomar junto a uma das avenidas principais, e à beira do Convento. Ao visitar o Convento e o Parque soubemos que nestes dias nestes locais foi gravado o filme “Damsel” que irá estrear em 2023 na Netflix. No Convento encontrámos decorações usadas para o filme, um belo coche dourado e no jardim arbustos cheios de rosas. Continuámos a nossa viagem até Batalha onde observámos com admiração o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha. Essa obra de arquitetura dos séculos 14-16 desperta a imaginação e o interesse para conhecer melhor a história de Portugal. Este evento foi preparado com apoio do ACM, Câmara Municipal de Aveiro e de associados da própria Associação.